O que é infoproduto?
Um infoproduto (ou produto digital) é um conteúdo em formato digital que pode ser distribuído na internet, de forma gratuita ou paga.
Seu objetivo é facilitar a vida da audiência, ou seja, entregar ao público um conteúdo de seu interesse, seja ajudando a resolver determinados problemas ou mesmo ensinando, transmitindo conhecimento.
Um ponto de grande valia dos infoprodutos é sua facilidade de uso, uma vez que o processo de entrega e uso ocorre completamente no meio digital.
E aqui fica a pergunta: quem não gosta de receber um conteúdo de fato relevante e que facilita a vida?
Tipos de infoproduto
Antes de partirmos para o assunto “lançamento de infoproduto”, é pertinente conhecer alguns tipos.
Existem várias possibilidades que as marcas podem criar para educar o público, chamar a sua atenção, conquistar seu apreço e aumentar os lucros.
Cada infoproduto tem características e finalidades diferentes. Contudo, de uma maneira básica, existem produtos digitais que solucionam problemas, os de acompanhamento e os de conhecimento.
Aliás, você sabia que a indústria de e-learning cresceu mais de 900% desde 2000? O estudo é da Global Market Insights, que também estima percentuais ainda mais elevados para os próximos anos.
Voltando ao assunto, o que vai determinar a criação entre um e outro é o público (a persona), o perfil da marca e os seus objetivos. Estes são os mais conhecidos:
Ebooks: livros digitais que entregam conteúdo aprofundado sobre tópicos relevantes (baixe o da Alt aqui);
Podcasts: programas em áudio, que podem entregar histórias, narrações, debates e entrevistas;
Videocasts: como o próprio nome indica, têm os mesmos preceitos dos podcasts, mas são entregues em imagens;
Webinars: muito difundidos durante o confinamento por conta da pandemia da COVID-19, os webinars são eventos digitais transmitidos normalmente ao vivo, em formato de palestras e workshops online;
Cursos online: neste infoproduto, são muitas as possibilidades, a começar pela transmissão de aulas em vídeo e disponibilização de material escrito.
Produtos de assinatura, músicas, mentorias, masterclasses
Um outro produto possível é a ferramenta, que inclusive cabe um parágrafo à parte, consiste em verdadeiras facilidades que as marcas podem disponibilizar em seus sites.
Por exemplo, boas páginas de imobiliárias dispõem de uma ferramenta de simulação de financiamento. Assim, um possível interessado em imóveis pode já sanar suas dúvidas sobre parcelamentos ali mesmo, sem deixar o site.
Alguns produtos digitais são oferecidos para compras em plataformas como a Hotmart.